Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Patrulha Ambiental Itinerante caminha para estruturar sua sede na Faculdade de Ciências Agrarias de Araripina – PE, FACIAGRA e recebe visita de Bióloga da UNIVASF para recebimento de sementes.


Grupo Patrulha Ambiental contemplou a pintura realizada em seu escritório que em breve estará funcionando com todo desempenho que a causa ambiental necessita.
E para abrilhantar esse dia, recebemos a visita da Bióloga e também Analista Ambiental, Fabiana Baleeiro Coelho, da Rede de Sementes do Projeto Integração do São Francisco, que através de pedido nos presenteou com algumas centenas de sementes da vegetação do Bioma Caatinga, que serão trabalhadas no viveiro da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina - PE, FACIAGRA em parceria com a Patrulha Ambiental e posteriormente distribuída com a população da região, para que possamos preservar essa vegetação tão rica em biodiversidade e que sofre com a devastação desenfreada.

A Rede de Sementes do Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF é uma iniciativa do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI).

O objetivo da Rede é localizar pessoas que têm o interesse de produzir mudas nativas da caatinga, distribuir as sementes que são coletadas nas áreas do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco) como condicionante ambiental (PBA 23) e capacitá-las para a produção de mudas de qualidade. O aumento na produção de mudas nativas contribuirá com as ações de recuperação de áreas degradadas nos municípios influenciados pelo PISF (PBA 09).
O NEMA foi idealizado pelo coordenador Prof. Dr. Renato Garcia Rodrigues, que também desempenha a função de Professor Assistente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), responsável pela cadeira de Ecologia de Populações e Comunidades junto ao Colegiado de Ciências Biológicas. Coordenador Técnico do Programa de Conservação de Fauna e Flora - subprograma FLORA - (PCFF-PISF) junto ao Projeto de Integração do Rio São Francisco-Ministério da Integração Nacional.
No site http://nema.univasf.edu.br/seeds/, qualquer pessoa física ou jurídica interessada em produção de mudas poderá se cadastrar para solicitar a doação de sementes de espécies nativas da Caatinga. Aqueles que realizarem o cadastro como “produtor de mudas” receberão as sementes, a capacitação e o acompanhamento para a produção das mudas.


A fim de contribuir para geração de conhecimento sobre as sementes da Caatinga e suas potencialidades, a Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco – PISF também faz doação de sementes para aqueles que realizarem o cadastro como “pesquisador”.
Os componentes do grupo Patrulha Ambiental estão focados na preservação e conservação do Meio Ambiente como um todo, fauna, flora, recursos hídricos, destinação correta dos resíduos gerados, desmatamento irregular, dentre outros não menos importantes.
Participaram da capacitação o Coordenador do curso de Gestão Ambiental Ítalo Herbet, Damião Ronaldo, a Patrulheira Laísa Delmondes o Agrônomo Rômulo Moura, o viveirista Francisco Jacinto, que parabenizaram a Bióloga por suas orientações sobre plantio, características e manejo de sementes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário