Aproveitando as comemorações do mês de Setembro, onde crescem os trabalhos voltados ao Meio Ambiente, a Patrulha Ambiental Itinerante recebeu convite para ministrar palestra na Escola Gil Lins de Alencar, na cidade de Trindade – PE, na última quinta-feira (27/09).
O foco principal da palestra foi orientar alunos e moradores do Bairro Cohab I sobre formas de plantio, adubação, manejo com as plantas (doadas pela Patrulha Ambiental), além de doação de sementes, técnica de quebra de dormência até a ação do plantio.
Há uma grande preocupação por parte de Professores e coordenação da Escola em alavancar esse Projeto de Meio ambiente que além de envolver alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, traz pais de alunos e a comunidade em geral, à responsabilidade e engajamento nos trabalhos, buscando uma melhor qualidade de vida para toda comunidade do entorno da área plantada, que trará benefícios futuros relacionados a um meio ambiente equilibrado.
O projeto de melhorias para a comunidade vem através da introdução de árvores em um terreno no bairro Cohab I, que está sendo desenvolvido pela professora Cristiane Andrade, Valéria Santos Ferreira (coordenadora pedagógica) e a coordenadora de secretaria Ayane Cristina, tendo total apoio da Diretora Aurilene Saraiva.
Não se afastando do assunto de preservação e plantio, os agentes chamaram a atenção dos envolvidos na ação para o cuidado com o descarte de lixo (resíduos) nas proximidades onde ocorre o plantio. Pois, além de prejudicar as plantas, esse resíduo traz, entre outros malefícios para a comunidade, animais peçonhentos, insetos (mosquito Aedes aegypti) transmissores de doenças como a dengue, chikungunya e Zica, entre outras não menos perigosas.
Durante a palestra foi indagado aos patrulheiros assuntos ligados a crimes ambientais corriqueiramente acontecidos em nossa região. Os agentes esclareceram alguns tópicos da Lei Nº 9.605/98 que aborda esse assunto, explicando e exemplificando situações onde ocorrem as punições e penalidades aplicadas àqueles que cometem atos e infrações contra o Meio Ambiente, assunto de bastante interesse dos alunos, professores e moradores.
De fato, a grande maioria das pessoas, por desconhecimento da Lei, ou de forma consciente, acabam cometendo crimes ambientais.
Sendo a maior parte dos alunos presentes na palestra residentes da zona urbana, estes se deparam costumeiramente com situações que evidenciam atos de crimes ambientais como: caça a animais silvestres, desmatamento, captura de aves da fauna local, dentre outros.
Com grande participação e interação de todos os presentes, a palestra foi muito proveitosa e esperamos que os assuntos debatidos provoquem a reflexão necessária para uma mudança de consciência: a de que todos fazemos parte do meio ambiente e por isso temos obrigação de preservá-lo.
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google