A Patrulha Ambiental Itinerante participou nos dias 29 e 30 de Abril/2016 do 3º ENAGRO - Encontro de Agronegócios do Araripe e o 12º Estadual de Apicultores, na sede da FACIAGRA em Araripina – PE. A Patrulha Ambiental expôs um trabalho direcionado à apicultura regional, dando ênfase ao questionamento sobre as espécies melíponas (abelhas nativas, sem ferrão), pois há uma necessidade de apoiar os produtores dessa cadeia para expansão de suas atividades evitando-se, desta forma, o êxodo dos apicultores para outras culturas.
O momento também foi oportuno para realização de uma pesquisa com os apicultores sobre a existência de outras espécies de abelhas em nossa região onde são encontradas algumas variedades de melíponas como a mandaçaia, uruçu, arapuá, munduri, branca, cupira, capuxu, jati, canudo, brabo, jandaíra, tendo como destaque a criação das africanizadas.
O raio de atuação de cada colônia é relativamente pequeno, elas precisam de um ambiente saudável, com todos os recursos de que necessitam. É uma via de mão dupla: elas são responsáveis por manter a saúde da natureza, com a polinização, e a floresta, em pé, oferece energia e vida para as abelhas melíponas. Sendo esse, mais um motivo para se evitar o desmatamento.
Os agricultores e apicultores foram orientados pelos agentes sobre a não realização de queimadas, o uso indiscriminado de agrotóxicos, informando que o uso destas substâncias é responsável pela extinção completa das colmeias de abelhas em praticamente todas as regiões do Brasil, pois há estudos que apontam associação entre redução das populações de abelhas e uso de agrotóxicos.
No encontro foram realizadas diversas oficinas com programação diversificada:
Técnicas de manejo produtivo (Apicultura);
Substituição de abelhas rainhas;
Repelente à base de própoles;
Uso de manipueira para adubação;
Reuso da água para produção de palma irrigada (Pecuária leiteira);
Cadastro Ambiental Rural (CAR);
Doação de mudas de plantas nativas (sabiá, ipê, umburana, entre outras) pela Patrulha Ambiental.
Participaram do evento grupos e associações de vários Estados, como Bahia, Alagoas, Piauí e Pernambuco, apresentando produtos artesanais, fórum gastronômico, máquinas agrícolas, expositores de ovinos, aves etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário