Powered By Blogger

domingo, 5 de novembro de 2023

Patrulha Ambiental realizou palestra no Centro Universitário UNIGRANDE (Polo Araripina – PE).

A Patrulha Ambiental foi convidada e realizou palestra no último dia 30 de outubro, para os alunos dos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Educação Física da Faculdade UNIGRANDE (Polo Araripina PE).
O convite veio através da coordenação da Faculdade que desenvolveu uma semana de palestras voltadas a vários temas, onde a Patrulha Ambiental ficou a cargo de discutir com os acadêmicos, assuntos relacionados ao Meio Ambiente.
Foram apresentadas aos alunos diversas formas de se proteger o meio ambiente minimizando os efeitos negativos causados à fauna e flora da região e, consequentemente, a preservação da natureza, reduzindo os impactos ambientais citando como exemplo os trabalhos desenvolvidos pela Patrulha Ambiental e outros órgãos que objetivam elevar a qualidade de vida da população promovendo o uso racional e sustentável dos recursos naturais.
Na apresentação o agente ambiental Marquel Jacob, abordou assuntos ligados ao manejo e plantio das espécies ali doadas e cuidados a serem tomados após seu plantio. Foram abordados assuntos ligados a Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), desmatamento, reflorestamento e uma questão seríssima que é a destinação dos Resíduos Sólidos, (Lei 12.305/12), na nossa região e em todo o Brasil.
A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) doou algumas mudas de espécies nativas e frutíferas para o plantio nas residências e sítios, ajudando assim, mesmo que de modo simples, a arborização, trazendo uma melhor qualidade do ar e outros benefícios trazidos pelo reflorestamento.
Ao término da palestra foi aberto espaço para indagações, onde o patrulheiro respondeu as dúvidas ali expostas.
Em nome da Patrulha Ambiental, ficam nossos parabéns aos acadêmicos, professores e coordenadores, pela organização e disciplina ali demonstradas.

Fotos: Coordenação UNIGRANDE
Fotos: Patrulha Ambiental

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Escolas homenageiam Patrulha Ambiental em datas comemorativas.

Na primeira quinzena do mês de setembro, duas escolas realizaram homenagem a Patrulha Ambiental, a Creche Municipal Maria do Socorro Saraiva Costa, na cidade do Exu – PE e a Escola Municipal do Iracema na cidade de Araripina – PE.

A Patrulha Ambiental Itinerante é uma ONG que tem como seus objetivos principais a preservação, defesa e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, trazendo assim, uma melhor qualidade ambiental, consequentemente fatores que implicam na economia, saúde e bem-estar da população, desenvolvendo com essas ações, uma melhor qualidade de vida a todos.
A creche Maria do Socorro Saraiva Costa, tem como diretora a senhora Ana Clis Franco, que, com o Professor e Coordenador Pedagógico da Creche, Marcos Aurélio Franco e professora Celinha Justino, idealizaram o projeto, onde trouxeram a ala: Reflexos de um sonho Gonzagueano, Exu cidade turística, retratando o sonho de Gonzaga em promover o turismo, a ala mostrou o avanço no turismo ecológico, pontos turísticos e os exuenses pioneiros nessa modalidade, onde os agentes da Patrulha Ambiental estiveram desfilando em suas viaturas.
O Desfile cívico do dia 7 de setembro em Exu, teve como tema o Luiz Gonzaga visionário e empreendedor que idealizava o progresso e a evolução da sua terra natal Exu.
O alinhamento da participação da Patrulha Ambiental no desfile cívico da cidade, veio através da Secretária de Educação, Sara Patrícia Silva Parente Alencar, que em contado com o advogado da ONG Leonardo Pereira B de Vasconcelos, organizaram todos os trâmites logísticos.
Já os alunos da Escola Municipal do Iracema em Araripina – PE, que tem como Diretora, a senhora Aylina C. Batista e na Coordenação, a Professora Lígia S. Santigo Modesto, realizaram uma bela homenagem a Patrulha Ambiental Itinerante, ocorrida no dia 11 de setembro, (aniversário da cidade de Araripina -PE). Em um ato de carinho com estes profissionais, as crianças fizeram desenhos retratando diversos animais silvestres, domésticos e se vestiram como agentes ambientais, um gesto que surpreendeu todo o grupo da Patrulha Ambiental Itinerante. Louvável.
Com a Patrulha Ambiental mais próxima e inserida no ambiente escolar, os profissionais de educação têm conseguido desenvolver um importante laço, entre agentes e alunos, conquistando a admiração dos estudantes e propiciado um ambiente de cidadania em relação aos cuidados com o meio ambiente, assim, trazendo uma atmosfera harmônica de respeito e confiança entre o ser humano e seu meio.
A patrulha Ambiental realiza, um trabalho de educação ambiental através de palestras nas escolas, associações, empresas, faculdades e sindicatos desde o início de 2014, dispondo de um de corpo técnico qualificado na área ambiental, onde todos os componentes são graduados e pós graduados em áreas relacionadas ao meio ambiente.


Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: PME BME @BELEZADOMEUEXU

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Colégio Nova Geração e Patrulha Ambiental fecham, parceria na coleta de pilhas, baterias e celulares.

Patrulha Ambiental Itinerante implantou um projeto na região do Araripe de recolhimento de pilhas, baterias e celulares, que já chegou ao seu 5º ano, pioneiro na região do Araripe, chegando além da cidade de Araripina, em Serrita e Ipubi, (todos no Estado de Pernambuco) sendo para os agentes e parceiros, um feito de grande orgulho, pois, minimiza os impactos ambientais maléficos ao meio ambiente e consequentemente a saúde humana, ao solo, ar e recursos hídricos de toda uma região.
No último dia 23/08 fomos convidados para levar os coletores e implantar o projeto no Colégio Nova Geração na cidade de Araripina. As professoras, Elane Alencar, Andreia Alencar e Kelly Daianne, juntamente com Coordenadora pedagógica - Mayara Gonçalves desenvolveram uma atividade com os alunos do 7º ano de recolhimento desse material, convidando a Patrulha Ambiental para recolher e posteriormente realizar a implantação do projeto junto ao colégio, o que aconteceu na data mencionada.
Lembrando que a participação do comércio na questão é fundamental, oferecendo postos de coleta para as pilhas e baterias usadas. Vale ressaltar, que a legislação brasileira, por meio da resolução nº 257 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), determina que os fabricantes devam inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum.
Como ambientes domésticos costumam ter uma quantidade considerável desse tipo de material, é interessante desenvolver tal temática nas escolas em sala de aula, a fim de estimular os alunos e familiares a tomarem os cuidados necessários em relação ao descarte desses.
A equipe da Patrulha Ambiental agradece a todos os proprietários, diretores e coordenadores dos estabelecimentos que receberam os coletores, contribuindo assim, com essa ação tão importante para a preservação do meio ambiente e consequentemente uma melhor qualidade de vida para todos.
Na oportunidade o agente da Patrulha Ambiental tinha resgatado uma cobra Jiboia (Boa constrictor), onde aproveitando a ocasião, apresentou aos alunos informando seus hábitos, alimentação e motivos para preservar os animais silvestres.

Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm
Fonte: https://idec.org.br

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Patrulha Ambiental entrega pilhas e baterias usadas na capital pernambucana.

O projeto da Patrulha Ambiental Itinerante de recolhimento de pilhas, baterias e celulares chega ao seu 5º ano de implantação, pioneiro na região do Araripe, sendo para os agentes e parceiros, um feito de grande orgulho, pois, minimiza os impactos ambientais maléficos ao meio ambiente e consequentemente a saúde humana, ao solo, ar e recursos hídricos de toda uma região.
A ação iniciou-se no mês de novembro de 2018 em uma parceria entre a Patrulha Ambiental Itinerante o Centro Educacional do Araripe (CEA) e o Lions Clube, onde resolveram instalar coletores de pilhas e baterias de celulares em alguns pontos da cidade de Araripina - PE.
O resultado desse trabalho é que, nesse último recolhimento, foram coletados 131 kg desse resíduo, que pode ser perigoso para o meio ambiente quando descartado da forma incorreta. Com o suporte do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Ipubi - PE, o Sr Luciano Domingos de Lira, o material foi levado até a capital pernambucana e entregue ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC) para que seja reciclado e tenha sua destinação ambientalmente correta.
O perigo surge quando essas pilhas e baterias são descartadas de maneira inadequada e vão parar nos lixões comuns. Com tempo, as pilhas e baterias descartadas deixam vazar líquidos, que contaminam o solo, as águas subterrâneas, podendo chegar a rios e lagos.
A contaminação do solo e lenções freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Algumas dessas, compostas de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio; são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados ao sistema nervoso central.
A participação do comércio na questão é fundamental, oferecendo postos de coleta para as pilhas e baterias usadas. Vale lembrar que a legislação brasileira, por meio da resolução nº 257 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), determina que os fabricantes devam inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum.
Além disso, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), sancionada em 2010, estabelece o incentivo à chamada logística reversa, que constitui em incentivos para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos à empresas fabricantes, além da participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis.
A Green Eletron, gestora sem fins lucrativos responsável pela logística reversa de produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis, também foi uma parceira na ação ao orientar e articular com sucesso a entrega dos materiais coletados ao CRC. Atualmente, a gestora também disponibiliza 121 pontos de coleta de pilhas no estado de Pernambuco.

Segue abaixo os locais da cidade onde estão os coletores das pilhas e baterias em Araripina - PE.
  • Centro Educacional do Araripe (CEA)
  • Ministério Público Estadual
  • Prefeitura Municipal de Araripina
  • ETE - Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão
  • ONG Chapada
  • Artesa
  • Binnin celulares
  • Escola Nova Geração (coletores próprios).

A equipe da Patrulha Ambiental agradece a todos os proprietários, diretores e coordenadores dos estabelecimentos que receberam os coletores, contribuindo assim, com essa ação tão importante para a preservação do meio ambiente e consequentemente uma melhor qualidade de vida para todos.

Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

terça-feira, 18 de julho de 2023

5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ministra palestra sobre prevenção e combate a incêndios.

A 3° Seção de Bombeiros, pertencente ao 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco,  com sede na cidade de Salgueiro - PE., ministrou na manhã dessa terça feira (18/07) uma palestra seguida de parte prática, de prevenção e combate a incêndios florestais na sede e campus da FAFOPA.

Observando a chegada do período crítico, onde acontece com frequência os incêndios na cidade de Araripina e região, a unidade dos Bombeiros com apoio da Agência Municipal de Meio Ambiente, convidou algumas instituições envolvidas nessa dinâmica para discutir técnicas do manejo do fogo e outras atividades voltadas ao tema.
Os participantes em sua grande maioria, brigadistas, como o caso da Brigada de Guerra, que atua em uma linha de transmissão de energia, em uma empresa localizada na região e a Patrulha Ambiental Itinerante, que, parte de sua equipe, tiveram a oportunidade de participar de um treinamento com o PREVFOGO/IBAMA no ano de 2017, e que, por diversas ocasiões vem chamando a atenção das autoridades da região para essa problemática.
Na atividade, o grupo conheceu, na prática, conceitos para contenção do fogo, análise do terreno, mecanismos de propagação, fatores climáticos e tipos de incêndios: subterrâneos, superficiais e fogo de copa. Os participantes conheceram também as características ideais das ferramentas e equipamentos de combate a incêndio florestal e as funções de cada ferramenta usada na prevenção e combate, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Ainda na parte teórica, mas com conhecimentos que serão utilizados na atividade prática, foram repassados conhecimentos sobre formas de extinção, os métodos de combate a incêndio florestal e como realizar rescaldo e aceiros.
As queimadas descontroladas e os incêndios florestais estimulam, de forma direta, as mudanças climáticas. No âmbito local, o fogo mata a fauna e a flora, empobrece o solo e, em inúmeros casos, causa acidentes e perdas de propriedades públicas e privadas. No contexto regional, altera e destrói ecossistemas inteiros. Já na perspectiva mundial, as queimadas e os incêndios causam prejuízos à composição química da atmosfera e contribuem para a elevação da temperatura ao redor da Terra.
Segundo a Lei Federal 9.605/98 em seu Artigo 41. Diz o seguinte: Provocar incêndio em mata ou floresta: Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Agentes da Patrulha Ambiental Itinerante, vem alertando as autoridades para esses incêndios e a possibilidade de reduzir as proporções com implantação de Brigadas de incêndios florestais nos municípios da região, informando também, que existe corpo técnico para formação dessas brigadas.

Fotos: Ana Paula
Fotos: Patrulha Ambiental

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Oficina de elaboração do Plano de Manejo da Floresta Nacional de Negreiros aconteceu entre os dias 03 a 07 de julho do corrente ano na cidade do Crato - CE.

A Floresta Nacional de Negreiros, localizada no Sertão Central Pernambucano, nos municípios de Serrita e Parnamirim, foi criada para promover o uso múltiplos sustentável dos recursos florestais a conservação do patrimônio genético de espécies nativas da Caatinga a manutenção dos recursos hídricos e da biodiversidade, compatibilizando atividades de contemplação e interação com a natureza, a pesquisa cientifica e a educação ambiental contextualizada, além de contribuir para a inclusão social e melhoria na qualidade de vida.

O plano de manejo tem como objetivo gerir os recursos da UC, assim atendendo os anseios dos envolvidos da área florestal ou povoamento e seus administradores, em comum acordo, atentando para benefícios socioeconômicos e respeitando as características ambientais e as normas necessárias para sua preservação.
Na ocasião foi discutido a localização da Floresta Nacional de Negreiros, Componentes Fundamentais, Propósito da FLONA Negreiros, Declarações de Significância, Recursos e Valores Fundamentais, Zoneamento e Normas.
O evento teve a participação de integrantes de vários setores, públicos, privados, da sociedade civil, organizações não governamentais e população do entorno.
O processo de elaboração de Planos de Manejo é um ciclo contínuo de consulta e tomada de decisão com base no entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde está inserida.
De acordo com a Lei 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza –SNUC), o Plano de Manejo (PM) é o documento técnico no qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC.
O PM é um dos principais instrumentos de gestão da UC, pois constitui o seu documento oficial de planejamento, definindo quais usos serão desenvolvidos na UC, bem como onde e de que forma os usos poderão ocorrer. Também descreve a relevância da UC ao identificar o seu propósito, a sua significância e os seus recursos e valores fundamentais (RVF), fornece subsídios para interpretação ambiental, avalia as necessidades de planejamento e dados para a UC e identifica seus atos legais (ou regras específicas) e seus atos administrativos previamente existentes.

Fotos: NGI - ICMBio Araripe
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagem: Google

domingo, 11 de junho de 2023

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por atividades de conscientização em parques eólicos, fotovoltaicos e Escola.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data visa conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Na região do Araripe a Patrulha Ambiental desenvolveu ações em algumas localidades, como no dia 05, onde fomos até o parque UFV Sol do Piauí na Serra do Inácio PE/PI, a convite da Engenheira Ambiental Carízia Pincanço, onde desenvolvemos atividades relacionada ao tema “Soluções para a poluição plástica” que foi muito bem aceito pelos colaboradores ali presentes.

No dia seguinte (06/07) fomos até Serra de Simões – PE, no projeto Ventos de São Zacarias, onde diante de uma plateia acalorada foi debatido assuntos como poluição de resíduos sólidos, crimes ambientais e suas consequências. O convite veio por meio da técnica em meio ambiente Cintia Katiana.

Já na parte da tarde a Patrulha Ambiental esteve na Escola Costa e Silva no distrito de Rancharia em Araripina – PE, a convite do professor Dunga e direção da Escola. A conversa com as crianças foi sobre caça e aprisionamento de animais silvestres e punições as pessoas que os comete.

Nesse meio tempo recebemos um chamado do Secretário de licenciamento ambiental da cidade de Araripina – PE, Rubeni Cunha, para realizar um resgate de uma cobra Jiboia (Boa constrictor) que estava nas proximidades do bairro Adelino. O resgate foi concluído e o animal silvestre solto em área segura.

No dia 08/07 nos dirigimos até a Escola de Aplicação, também em Araripina, a convite da professora Alana Braz e discutimos o tema ali solicitado “A Caatinga, exclusivamente brasileiro” onde abordamos alguns assuntos, como desmatamento, crimes ambientais e resgate de fauna.

Também realizamos uma visita ao antigo lixão, para levar água e ração aos cães que permanecem mesmo não tendo mais o “alimento” que, devido os resíduos ali depositados, estarem sendo destinados a um aterro no Estado do Ceará, os cães que se alimentavam dos restos de alimentos estão em situação de extrema magreza.
Portanto, foi uma semana com diversas atividades e desafios, mas, a Patrulha Ambiental, dentro de suas possibilidades sempre estará pronta para trabalhar em defesa do meio ambiente como um todo.

Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: Elecnor