Um marco para o paisagismo pernambucano! No último fim de semana, nos dias 27 e 28 de abril, Serra Talhada recebeu o III Seminário e o I Fórum Pernambucano de Arborização Urbana, com sucesso de público e inscrições esgotadas com uma semana de antecedência.
Com o tema “A Arborização como Instrumento de Inclusão Socioambiental e Qualidade de Vida”, o evento atraiu diversas autoridades ambientais, gestores públicos, profissionais e acadêmicos, para engajar as cidades ao tema e promover o fortalecimento da temática nas pautas municipais – aproximando também empresas e a população. Estiveram presentes participantes de 31 cidades e seis estados (PE, AL, PB, BA, SP e RN), debatendo a importância do planejamento urbanístico e infraestrutura verde para a construção de cidades resilientes.
O evento foi uma organização da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) que aconteceu no Shopping Serra Talhada.
Na ocasião deslocaram-se até aquela cidade para participarem do seminário, o Secretário da Agência Municipal de Meio Ambiente, Sinval Ferreira, o Engenheiro Florestal e Secretário de Licenciamento Ambiental Rubeni Cunha e o Engenheiro Ambiental e Diretor da Patrulha Ambiental Itinerante, Marquel Jacob.
O evento propôs um ambiente de compartilhamento de informações técnico-científicas sobre o plantio de árvores nas cidades, sedo que o objetivo principal, é aproximar as cidades sobre o tema e promover o engajamento em busca do fortalecimento do assunto nas pautas municipais. Com isso, pretende-se conectar, população, gestores e acadêmicos na construção de cidades resilientes, com qualidade de vida e integradas à paisagem natural das suas regiões.
É importante destacar que o evento traz o suporte e a experiência da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e seus associados. Tem o conhecimento acadêmico como ponto de partida do aprendizado, além da sociedade e das prefeituras como principais agentes de transformação da paisagem urbana.
As palestras e mesas redondas foram ministradas por profissionais de destacada competência nos diferentes aspectos que envolvem a arborização urbana, paisagismo e planejamento urbanístico.
No intervalo das palestras, o secretário da AMMA Araripina, acompanhado dos Engenheiros Rubeni Cunha e Marquel Jacob, aproveitaram para conhecer as políticas ambientais que estão sendo desenvolvidas pelo município, especialmente a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Serra Talhada, o Instituto Recicleiros e a Cooperativa de Catadores Recicla Serra Talhada.
A proposta daquela unidade de processamento é gerar redução de custos na região com a coleta seletiva, melhorar o transbordo de resíduos e a limpeza da cidade, além de contribuir com a diminuição do uso de aterros sanitários e evitar a poluição ambiental.
A unidade atua no processamento dos materiais oriundos da Coleta Seletiva, implantada no município de Serra Talhada recentemente.
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagem: Google
Imagem: CREA Pernambuco
Fonte:www.pernambuconoticias.com.br/com-inscricoes-esgotadas-evento-sobre-arborizacao-urbana-e-sucesso-em-serra-talhada/