Powered By Blogger

domingo, 9 de julho de 2017

Patrulha Ambiental estuda localidade para doação de mudas de jatobá (Hymenaea courbaril) e Moringa Oleífera

A árvore Jatobá (Hymenaea courbaril) – é originalmente brasileira, e pode ser encontrada em quase todos os estados do país, seja no Amazonas ou em São Paulo. O tronco da árvore é muito forte e bem desenvolvido, e juntamente com seus ramos liberam grande quantidade de seiva. Suas flores nascem na forma de cachos, nas pontas dos ramos, e são delicadamente esbranquiçadas. Como dito, é uma árvore comum em todo o Brasil, assim a jatobá pode ser chamada por diversos nomes populares, de acordo com a região, entre eles jataí, farinheira, jassaí, jupiti, jetaí, jatel, jataúba, jataici, azucar, guapinol, árvore copal do Brasil, imbiúva, jatabá-trapuca, jataíba, algaborro, entre outros. Além de ser uma bela árvore, também é conhecida por possuir importantes propriedades medicinais ao organismo humano.

Há muitas décadas atrás a árvore jatobá é utilizada como alimento através de seus frutos, além dos fins medicinais. Entre suas principais propriedades estão:

Benefícios e indicações

Os Benefícios do Jatobá para Saúde 
O jatobá colabora para o fortalecimento do sistema imunológico 
Jatobá tornou-se bastante eficaz no tratamento de infecções fúngicas, tais como pé de atleta e fungos nas unhas. 
Os Benefícios do jatobá no alívio de problemas nas articulações devido a sua ação anti-inflamatória. 
Benefícios do jatobá em proteger o fígado e condições estomacais
Jatobá é eficaz na redução do açúcar no sangue
Jatobá tem propriedades anti-inflamatórias, que tornam benéficos para tratar a inflamação das vias respiratórias, como a asma e bronquite
Jatobá é bom para cólica
As utilidades mais conhecidas da árvore jatobá são para o tratamento de males respiratórios ou gastrintestinais. Quem sofre de asma, bronquite, rinite e outros problemas respiratórios; ou ainda de úlceras, gastrite, azia regular e demais problemas gastrintestinais podem beneficiar-se grandemente ao incluir a jatobá em seu tratamento.
Por ser diurética, também é fortemente indicada para cistites, infecções urinárias e cálculos renais. O consumo regular da jatobá estimula a eliminação de líquidos, provocando uma espécie de “limpeza” não apenas no organismo, mas principalmente nos rins e trato urinário. Ainda, outro grande benefício dessa propriedade é que, ao eliminar o excesso de líquidos, o corpo desincha e perde alguns quilos extras.
Outras indicações para o consumo da árvore jatobá são: blenorragia, cólicas, fraqueza pulmonar, hemorragias, úlceras bocais, disenteria, escarro de sangue e dispepsia.

Já a Moringa Oleífera, que é uma espécie, originária da Ásia e da África, é apontada como promessa para o combate à fome. Isso é o que garantem pesquisadores de todo o mundo. Alvo de estudos em várias partes do planeta.
O vegetal cresce em áreas semiáridas tropicais e subtropicais. A planta traz uma série de benefícios, tanto para saúde e nutrição, quanto para economia e meio ambiente. Se cada família que habita os trópicos tivesse uma árvore de moringa plantada no quintal de casa, haveria menos fome e desnutrição no mundo.
Seus galhos são carregados de pequenas folhinhas verdes que são incrivelmente nutritivas. A planta se adapta bem em regiões de difícil proliferação de vegetais, em locais muito quentes e muito secos. Além disso, o alimento supre necessidades básicas, fornece energia e mantém os corpos nutridos. Na África e nas Filipinas, muitas famílias plantam uma árvore de moringa em seus quintais para garantir uso para consumo próprio. Todas as partes da planta são utilizáveis. Folhas, vagens verdes, flores e sementes têm rico valor alimentar, e todas as partes da planta, têm uso medicinal.
De acordo com o instituto Trata Brasil, seis milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada. Por isso, a expansão da moringa no território brasileiro é essencial.
Três sementes purificam cerca de um litro de água. O ideal é utilizar sementes colhidas recentemente para o tratamento de água. O tempo ideal de decantação da água é de 90 minutos. Quanto maior o tempo e repouso, maior a quantidade de partículas irão se acumular no fundo do recipiente. Após esse processo a água precisa ser filtrada, coar com um pano já faz esse trabalho. Coar é muito importante pois o material orgânico decantado inicia um processo de decomposição após o tratamento.
A equipe da Patrulha Ambiental, vem desenvolvendo o trabalho de manutenção do viveiro, plantio e distribuição dessas mudas gratuitamente há aproximadamente 03 anos, com a preocupação com o Bioma Caatinga, buscando a harmonia do econômico, social e ambiental, trazendo através de palestras em empresas, escolas, associações, sindicatos a conscientização da população para a preservação e conservação deste Bioma.

Fonte: http://chabeneficios.com.br

Fonte: http://www.ecycle.com.br

Fonte: http://www.tratabrasil.org.br/

Fotos: Patrulha Ambiental

Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário