Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Gestor Ambiental e suas atribuições

O gestor ambiental une os conhecimentos da área de administração aos conhecimentos mais variados dos campos das ciências do ambiente com o objetivo de elaborar programas e idealizar práticas que diminuam os impactos de algumas atividades humanas como por exemplo, os processos industriais.
Além disso, ele também planeja e gerencia projetos e estudos de impacto ambiental, sempre focando na sustentabilidade e na responsabilidade social empresarial.
Uma das principais áreas de atuação onde este profissional pode atuar é no planejamento e gestão de projetos em empresas de diferentes setores e indústrias, com destaque para as áreas de mineração, química, siderúrgica e celulose.
Além disso, as áreas de certificação, recuperação de áreas degradadas e elaboração de políticas públicas em órgãos de governo e entidades públicas na área ambiental também são muito promissoras neste ramo.
Dentre as muitas atividades desempenhadas por esse profissional, esta:

Elaborar projetos ambientais;

gerenciar implantação do sistema de gestão ambiental – SGA;

controlar emissões de poluentes;

gerir resíduos;

implantar projetos ambientais;

implementar procedimentos de remediação;

prestar consultoria, assistência e assessoria.



Na região do Araripe a Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (FACIAGRA) disponibiliza o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, onde já formou diversas turmas com alunos de vários estados, aplicando seus conhecimentos em alguns setores da economia, dando ênfase ao meio ambiente e a sustentabilidade. 

Os gestores ambientais podem trabalhar em empresas, atuando no planejamento e preparação para a obtenção de certificados, como o ISO 14000, em ONG’s que trabalham com a causa ambiental e também no setor público, desenvolvendo trabalhos sobre educação 
Um exemplo de ONG que desenvolve seus trabalhos com gestores ambientais em seu quadro de associados é a Patrulha Ambiental Itinerante, que têm uma missão muito importante na região, que é a de cooperar como organismo de informação para o conhecimento da biodiversidade do Bioma Caatinga, na proteção e recuperação, no desenvolvimento de projetos de tecnologias e da educação ambiental para a conservação e sustentabilidade do Meio Ambiente
Quando falamos do curso superior em Gestão Ambiental, existem duas modalidades: bacharelado e tecnologia. Os futuros profissionais e atuais estudantes devem buscar informações sobre o currículo de cada uma delas, para então decidir qual modalidade supre da melhor maneira as expectativas da sua formação.

Fonte: CBO
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário