terça-feira, 20 de setembro de 2016

Patrulha Ambiental participa de visita ao Parque Serra da Capivara

Representante da Patrulha Ambiental Itinerante esteve presente na visitação ao Parque da Serra da Capivara.


Na data de 15/09/2016 foi deslocada de Araripina (PE) uma equipe para elaborar um projeto de recuperação de áreas degradadas na Serra da Capivara – Em São Raimundo Nonato – PI. Fizeram parte da equipe o Prof. Me. Felipe Rabelo como responsável pelo trabalho, os estagiários do curso de Gestão Ambiental da FACIAGRA (Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina) - Gutenberg Macedo, Aírton Rômulo e o patrulheiro e também Gestor Ambiental, Marquel Jacob.



Dentre os trabalhos desenvolvidos, foram observados métodos de plantio e recuperação das áreas degradadas.

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação arqueológica com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público.


Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara é um parque arqueológico, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de chapadas e vales abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.


Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. As representações gráficas abordam uma grande variedade de formas, cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida dessas populações.

É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos.

O trabalho além de servir de base acadêmica para os estagiários, também trouxe experiências únicas para os gestores, como formas de recuperação dessas áreas, formação dos viveiros e sementeiras e o conhecimento da fauna local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário