sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Patrulha Ambiental desenvolve oficina em escola do Caldeirão Grande – PI

No dia 21 de setembro (2016), dia da árvore, a ONG Patrulha Ambiental foi solicitada pela empresa Contour Global, através do Assistente Socioambiental, Kalleb Oliveira, para execução de um trabalho voltado à explanação de diversos assuntos ligados à preservação da vegetação nativa e à importância de proteger o Bioma Caatinga.

Foi desenvolvida uma oficina na Escola Francisco José Neto no município de Caldeirão Grande – PI, onde apresentou-se métodos de plantio e algumas sementes de árvores da Caatinga, como a de angico (Anadenanthera colubrina) cedro (Cedrela fissilis), jatobá (Hymenaea courbaril), juazeiro (Zizyphus joazeiro), entre outras.
A Caatinga é um bioma único no mundo. Entretanto está muito devastado e sua preservação é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade regional, pois, possui um alto grau de endemismo (cerca de 1/3 de suas plantas e 56% de seus peixes são espécies exclusivas), ou seja, essa riqueza biológica não pode ser encontrada em nenhuma outra parte do mundo.
Um tema que chamou bastante a atenção dos estudantes, foi quando abordou-se o assunto sobre a pressão sobre os recursos naturais, que é muito grande, principalmente devido à pobreza e à falta de alternativas da população da região. A vegetação é a principal fonte de renda de uma parcela substancial da população nordestina do Brasil, pois esta, direta ou indiretamente, precisa explorar os seus recursos naturais para sobreviver. Outros problemas que afetam diretamente a região são: a caça, a captura de animais silvestres, as queimadas, que vem reduzindo de forma acelerada o hábitat e o processo de degradação e desertificação do semi-árido, tornando-se uma das maiores ameaças para a conservação de sua biodiversidade. Apesar de ser um bioma frágil e sob forte pressão, é o menos protegido dos biomas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário