O convite veio do professor José Inatiel e da diretora da escola, a Sra. Helena de Jesus que, juntamente com outros professores, já desenvolvem trabalhos voltados à preservação do meio ambiente e danos causados à natureza.
Há uma grande preocupação por parte de professores e coordenação da Escola em alavancar projetos e ações que visem à proteção e preservação do meio ambiente envolvendo estudantes, pais e comunidade, demostrando a responsabilidade e engajamento de todos e buscando uma melhor qualidade de vida que terá benefícios futuros relacionados a um meio ambiente equilibrado.
Foram abordados diversos assuntos, como recursos hídricos e outorga, técnicas e equipamentos usados no combate a incêndios florestais, logística reversa e gerenciamento de resíduos como projetos implantados, processo de desertificação em áreas no Brasil dentre outros temas não menos importantes.
Durante a palestra foi indagado ao patrulheiro assuntos ligados a crimes ambientais corriqueiramente acontecidos em nossa região. O agente esclareceu alguns tópicos da Lei Nº 9.605/98 que aborda esse assunto, explicando e exemplificando situações onde ocorrem as punições e penalidades aplicadas àqueles que cometem atos e infrações contra o meio ambiente, assunto de bastante interesse dos alunos e professores.
Com grande participação e interação de todos os presentes, a palestra foi muito proveitosa e esperamos que os assuntos debatidos provoquem a reflexão necessária para uma mudança de consciência: a de que todos fazemos parte do meio ambiente e por isso temos obrigação de preservá-lo.
Outra ação marcada para a mesma data, foi a realização de mais duas palestras na cidade de Ipubi – PE, porém, por questões adversas (falta de energia), não foi possível a atividade, entretanto contamos com a colaboração do secretário de meio ambiente do Município, o Sr Luciano Lira, que nos forneceu recursos para o abastecimento da viatura para o deslocamento, ajudando assim, para que os integrantes da Patrulha Ambiental, possam realizar outras atividades com o combustível cedido.
Ficam registrados os agradecimentos da Patrulha Ambiental aos professores da EREM Presidente Medici pela receptividade calorosa ao palestrante e pela preocupação com o que está ocorrendo com o meio ambiente (a nível mundial) e as consequências já notadas de acontecimentos e impactos relacionados às ações antrópicas.
Fica a dica!
Fotos: Equipe da EREM Presidente Medici
Fotos: Patrulha Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário