Preocupados com a contaminação do solo e lençóis freáticos na região do Araripe, a equipe da Patrulha Ambiental Regional do Araripe, em parceria com o Centro Educacional do Araripe (CEA) e o Lions Clube, resolveram instalar coletores de pilhas e baterias de celulares em alguns pontos da cidade de Araripina - PE.
O perigo surge quando essas pilhas e baterias são descartadas de maneira inadequada e vão parar nos lixões comuns. Com tempo, as pilhas e baterias descartadas deixam vazar líquidos, que contaminam o solo, as águas subterrâneas, podendo chegar a rios e lagos.
A contaminação do solo e lenções freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Algumas dessas, compostas de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio; são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados ao sistema nervoso central.
Como ambientes domésticos costumam ter uma quantidade considerável desse tipo de material, é interessante desenvolver tal temática nas escolas em sala de aula, a fim de estimular os alunos e familiares a tomarem os cuidados necessários em relação ao descarte desses.
A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.
A participação do comércio na questão é fundamental, oferecendo postos de coleta para as pilhas e baterias usadas. Vale lembrar que a legislação brasileira, por meio da resolução nº 257 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), determina que os fabricantes devam inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum.
Além disso, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), sancionada em 2010, estabelece o incentivo à chamada logística reversa, que constitui em incentivos para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos à empresas fabricantes, além da participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis.
O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, - o que significa que ele não se decompõe - pode contaminar o solo.
Algumas práticas podem ajudar a aumentar a vida útil das pilhas. Uma delas é nunca guardá-las em locais expostos ao calor e à umidade. Isso evita o vazamento de seu conteúdo. Além disso, é preferível a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, pois têm maior durabilidade. É importante também retirar as pilhas do equipamento se ele for permanecer muito tempo sem uso.
Segundo a legislação a responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante, porém, não vemos iniciativas do empresariado do setor no recolhimento desse material, e como os maiores prejudicados é a população da região possivelmente atingida. A Patrulha Ambiental resolveu tomar a iniciativa de recolher e destinar o material para a Secretaria Estadual de Meio ambiente (SEMAS) ou para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com contato preestabelecido com esses Órgãos.
Segue abaixo os locais da cidade onde estão os coletores das pilhas e baterias em Araripina.
- Centro Educacional do Araripe (CEA)
- Rádio Arari FM
- Escritório do IPA - Araripina
- Portal da Cidade
- Ministério Público Estadual
- Prefeitura Municipal de Araripina
- Agência Municipal de Meio Ambiente
- Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão
- ONG Chapada
- Escola de Referência Josias Inojósa de Oliveira
A equipe da Patrulha Ambiental agradece a todos os proprietários, diretores e coordenadores dos estabelecimentos que receberam os coletores, contribuindo assim, com essa ação tão importante para a preservação do meio ambiente e consequentemente uma melhor qualidade de vida para todos.
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google
Fonte: https://idec.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário