sábado, 6 de agosto de 2016

JOGOS OLÍMPICOS: Rio manda recado ao mundo!

Com uma cerimônia de abertura belíssima, superando as expectativas e as dificuldades orçamentárias o comitê organizador dos Jogos Olímpicos - Rio 2016 buscou mostrar aos cerca de quatro bilhões de telespectadores do mundo inteiro a necessidade de cuidarmos do meio ambiente. 

A temática principal, além de exaltar as belezas naturais da cidade sede, a alegria e a diversidade do povo brasileiro, incluiu a mais importante mensagem ao planeta: se nada fizermos pelo meio ambiente a humanidade sucumbirá. 
Imagens preocupantes de devastação foram mostradas no telão. No centro do estádio, um menino perdido em um labirinto representou o mundo quase sem saída. O aquecimento global, o derretimento das calotas polares e a chance de sumiço de cidades costeiras foram relembrados.  
Mas não foi só o prenúncio do caos. O espetáculo propôs soluções, que passam pela conservação das florestas, pelo replantio das árvores. A saída simbólica do labirinto e o encontro de uma mudinha de árvore foi acompanhada por Fernanda Montenegro, interpretando o poema “A Flor e a Náusea” de Carlos Drummond de Andrade.  
Na solenidade, o simples gesto de plantar a semente de uma árvore representando 208 espécies nativas do Brasil, feito por todos os atletas presentes, cada uma delas representando uma delegação, mostrou quão magnífico pode ser o resultado. Após a germinação dessas sementes, as mudas serão plantadas no Parque Radical, uma das áreas de competição, criando a Floresta dos Atletas.  

A ideia é de que o plantio de florestas deve ser universal e espalhada pelos cinco continentes. Portanto, que fiquemos alertas: a Patrulha Ambiental Itinerante e o Meio Ambiente agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário