domingo, 11 de junho de 2023

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por atividades de conscientização em parques eólicos, fotovoltaicos e Escola.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data visa conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Na região do Araripe a Patrulha Ambiental desenvolveu ações em algumas localidades, como no dia 05, onde fomos até o parque UFV Sol do Piauí na Serra do Inácio PE/PI, a convite da Engenheira Ambiental Carízia Pincanço, onde desenvolvemos atividades relacionada ao tema “Soluções para a poluição plástica” que foi muito bem aceito pelos colaboradores ali presentes.

No dia seguinte (06/07) fomos até Serra de Simões – PE, no projeto Ventos de São Zacarias, onde diante de uma plateia acalorada foi debatido assuntos como poluição de resíduos sólidos, crimes ambientais e suas consequências. O convite veio por meio da técnica em meio ambiente Cintia Katiana.

Já na parte da tarde a Patrulha Ambiental esteve na Escola Costa e Silva no distrito de Rancharia em Araripina – PE, a convite do professor Dunga e direção da Escola. A conversa com as crianças foi sobre caça e aprisionamento de animais silvestres e punições as pessoas que os comete.

Nesse meio tempo recebemos um chamado do Secretário de licenciamento ambiental da cidade de Araripina – PE, Rubeni Cunha, para realizar um resgate de uma cobra Jiboia (Boa constrictor) que estava nas proximidades do bairro Adelino. O resgate foi concluído e o animal silvestre solto em área segura.

No dia 08/07 nos dirigimos até a Escola de Aplicação, também em Araripina, a convite da professora Alana Braz e discutimos o tema ali solicitado “A Caatinga, exclusivamente brasileiro” onde abordamos alguns assuntos, como desmatamento, crimes ambientais e resgate de fauna.

Também realizamos uma visita ao antigo lixão, para levar água e ração aos cães que permanecem mesmo não tendo mais o “alimento” que, devido os resíduos ali depositados, estarem sendo destinados a um aterro no Estado do Ceará, os cães que se alimentavam dos restos de alimentos estão em situação de extrema magreza.
Portanto, foi uma semana com diversas atividades e desafios, mas, a Patrulha Ambiental, dentro de suas possibilidades sempre estará pronta para trabalhar em defesa do meio ambiente como um todo.

Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: Elecnor

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Projeto de implantação de uma Brigada de Incêndios Florestais é apresentado ao CONDEMA em Araripina - PE.

Na data de 01/06/2023 um projeto de criação de uma Brigada de Incêndios Florestais foi apresentado ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, na sede da ONG chapada na cidade de Araripina – PE.


(Protótipo da possível viatura da Brigada)

Na ocasião tivemos a presença da Diretora Presidente do CONDEMA a advogada Ana Paula e o Vise Presidente Rubeni Cunha, que solicitaram ao também funcionário da Agencia Municipal de Meio Ambiente – AMMA, e Diretor da Patrulha Ambiental Itinerante – PAMI, Marquel Jacob, a apresentação desse projeto tão importante para o município.
Os incêndios ocorrem de forma natural ou criminosa, sendo que as causas mais frequentes dos incêndios urbanos estão relacionadas, muitas vezes, com os traços comportamentais e culturais da região, que possuem práticas como atear fogo no lixo e folhas secas, acender fogueiras, queimadas por meio de agricultores e além do descuido ou negligência, como jogar bitucas de cigarros nas rodovias e abandonar objetos (vidros, latas e outros objetos refletores), que podem resultar na combustão dos resíduos por efeito dos raios solares. As queimadas colocam em risco a vida e compromete a saúde da população, fauna e a flora, causando danos ambientais.
O presente projeto tem por objetivo principal, a prevenção e combate a Incêndios nas áreas urbanas e rurais, assim, conservando e preservando sua vegetação na cidade e distritos, a Brigada de Incêndio Municipal tem a iniciativa de aprimorar a prevenção e o controle de queimadas irregulares e incêndios florestais os quais são os maiores causadores do nível de emissões de carbono, perdas de pastagem (lavouras), bens materiais dos agricultores e morte de suas criações, um prejuízo incalculável a flora, fauna e saúde humana.
Essa Brigada, será formada por profissionais capacitados e buscará implantar ações preventivas educacionais, de socorro, assistenciais, reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres ambientais causados pelos incêndios florestais, procurando somar esforços com outras instituições do ramo de combate a incêndios disponíveis na região, possibilitando uma ação rápida e eficaz na prevenção e combate aos incêndios, auxiliando na manutenção da integridade dos recursos naturais, das propriedades rurais e nas proximidades da cidade e distritos.
Acreditamos que com a implantação do projeto de uma Brigada de Incêndios Florestais em Araripina, sendo, um projeto pioneiro nessa região, possamos dar um passo de relevante importância na proteção do ecossistema regional e que este exemplo seja seguido por outras cidades, formando equipes qualificadas e especializadas no Araripe e demais regiões circunvizinhas, tendo assim, iniciativas de aprimorar os cuidados preventivos do controle de queimadas irregulares e incêndios florestais na região do Araripe os quais são os maiores causadores do nível de emissões de carbono, perdas de pastagem (lavouras), animais e bens dos agricultores e criadores, sendo também, um prejuízo incalculável a Flora e Fauna dessa região.
Na reunião do conselho tiveram presente representantes de instituições como o CREA, IPA, SEBRAE, ONG Chapada entre outros, e para abrilhantar a reunião um grupo de brigadistas voluntários que desenvolvem ações na área dos parques eólicos e solares, sendo, parte dos recursos ali destinados, vindo da iniciativa privada.
Imagens: Google
Fotos: Esmeralda Batista