quinta-feira, 23 de abril de 2020

Autoridades policiais da cidade de Araripina – (PE) atuam contra crimes ambientais e repassam a guarda provisória de pássaros para a Patrulha Ambiental.

A Patrulha Ambiental Itinerante recebeu 06 pássaros silvestres apreendidos em ocorrência na região de Araripina – PE. Os pássaros foram entregues por agentes da Polícia Civil. Na ocasião compareceu à sede da delegacia de Araripina, o patrulheiro Marquel Jacob, que recebeu as aves, assinando termo de recebimento. 

Na ocasião foram entregues 03 Cabeças Vermelha (Paroaria Dominicana), 01 Azulão (Cyanoloxia brissonii) 01 Bico de Prata (Sporophila nigricollis), 01 Corrupião ou Sofreu (Icterus jamacaii). 

As autoridades (Polícia Civil e Polícia Militar), além de delitos que atentam contra a integridade de uma pessoa, patrimônio, ordem pública e outros tantos, estão apertando o cerco contra crimes que envolvem a área ambiental, aprofundando as investigações e na maioria das vezes, tendo sucesso em suas abordagens trazendo proteção para a fauna da região. 
Alertamos que aprisionar animal silvestre é crime, baseado na lei 9.605/98 que trata dos Crimes contra a Fauna. 
Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, 
§ 1º Incorre nas mesmas penas: 
I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida; 
II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural; 
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. 
Adianta-se que a multa pelo aprisionamento desses animais segundo o decreto 6.514/2008, são as seguintes: 
I - R$ 500,00 (quinhentos reais) por indivíduo de espécie não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção; 
II - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção constante ou não da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES. 
Os pássaros serão entregues ao CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres - Tangara - Recife, órgão vinculado à CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) logo que os agentes desse órgão se deslocarem em diligência até a região do Araripe para realização de outros trabalhos e na ocasião recolherão as referidas aves. 

Fonte: IBAMA 
Fonte: CPRH 
Fotos: Patrulha Ambiental

quinta-feira, 2 de abril de 2020

7ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da FLONA de Negreiros

Na 7ª reunião da FLONA Negreiros em Serrita – PE, que aconteceu no dia 17/03/2020 onde foram tratados diversos assuntos entre os conselheiros e convidados (presentes na reunião) como apresentação da unidade para os conselheiros, visita técnica à trilha do umbuzeiro (caminhada parcial na trilha, por motivo de alagamento) e desenvolvidos alguns trabalhos entre o colegiado ali formado. 

A Unidade apresenta duas trilhas: sendo a trilha do umbuzeiro e trilha do serrote dos macacos. 


TRILHA DO UMBUZEIRO - 1.116 metros


TRILHA SERROTE DOS MACACOS - 1.200 metros

A Floresta Nacional de Negreiros é uma Unidade de Conservação Federal do bioma Caatinga, localizada sua maior parte no município de Serrita no Estado de Pernambuco, criada em 11 de outubro de 2007 por um decreto federal. 
A Unidade de Conservação (UC) da Floresta de Negreiros foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Com área de 3 mil hectares, destinada à conservação da biodiversidade, ao fomento do desenvolvimento sustentável da Caatinga e proporcionar uma melhor qualidade de vida à população da região, como comunidade escolar, agricultores e produtores rurais. 
O atual Conselho já havia discutido alguns assuntos e entre tantos, a pretensão, de tornar essa área uma biblioteca viva da Caatinga, promovendo a interação entre a sociedade civil pública, moradores do entorno, instituições de ensino e pesquisa, o uso dos recursos naturais não madeireiros, como frutos e medicina da Caatinga, que através dessas visitações e estudos já realizados fora encontrada uma nova espécie, descrita a seguir: 

Divulgação de uma nova espécie identificada na Flona. 
Família: Lythraceae 
Espécie: Pleurophora pulchra J.A. Siqueira; V.M. Cotarelli, J.F.B & T.B. Cavalcanti. 
Determinador: A.P. Fontana, 18/02/2014 
Coletor: A.P. Fontana 7910, 18/02/2014 
Localização: Flona Negreiros, Serra dos Macacos, Serrita, Pernambuco. 
Observações: Caatinga. 
Ecorregião: Depressão Sertaneja Meridional. Luvissolo, Crômico Órtico. Savana Espética. Não disponível. Arbusto, ca. De 50cm alt. Flores vermelhas. 
As amostras estão incorporadas à coleção científica da UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco). 
Diante da pandemia que tem ocorrência a nível mundial, as atividades presenciais estão canceladas, permanecendo os trabalhos e elaborações de projetos em plataformas de aplicativos dos respectivos conselheiros envolvidos nas ações. 
Ficando o próximo encontro marcado para o dia 22 de setembro de 2020, caso tudo corra dentro da normalidade em relação às ações voltadas para extinção da pandemia que ora acomete nosso País. 
Para informações entre em contato pelo e-mail abaixo. 
E-mail: florestanacional.negreiros@gmail.com 

 A Patrulha Ambiental agradece aos parceiros que contribuíram com a viagem. 

Fonte: Secretária do Conselho, Ana Vartan 
Fotos: Ana Vartan 
Fotos Rodrigo Ferrraz 
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google