segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Patrulha Ambiental averigua suspeita de presença de onça na região.

Após informações obtidas através da imprensa falada e escrita na região, que teria uma onça rondando uma determinada área nas proximidades da cidade de Bodocó – PE, uma equipe da Patrulha Ambiental composta pelos patrulheiros, Jaiane Alves e Marquel Jacob, se deslocou até a localidade de “Mão esquerda” e “Barreira Alta” onde entrevistaram moradores à procura de informações que levassem os agentes e a população que está assustada a terem certeza de que os rumores sobre o felino são realmente verdade. 

Alguns agricultores e pecuaristas informaram o desaparecimento de ovinos e caprinos com características de terem sido abatidos pelo citado felino. 
Nos questionamentos feitos aos agricultores os mesmos informaram não terem visto a(s) onça(s), mas a forma de ataque, segundo eles, seria particularidades desse animal. 
Todas as informações serão repassadas para os órgãos competentes que tomarão as providências, sendo que não foram afastadas outras hipóteses, como cães errantes ou mesmo pessoas más intencionadas que abatem esses animais para venda ou consumo humano. 
A Patrulha Ambiental ficará em contato com os pecuaristas e agricultores para informá-los sobre os procedimentos que serão tomados, caso essa informação nos chegue. 
Essa operação só foi possível, devido a colaboração de instituições parceiras da Patrulha Ambiental. Agradecemos aos colaboradores que propiciaram esse trabalho. 

Fotos: Patrulha Ambiental 
Imagem: Google

domingo, 13 de outubro de 2019

Associação dos Pequenos Agricultores da Serra da Torre recebem a Patrulha Ambiental

A Patrulha Ambiental Itinerante foi convidada e participou da reunião mensal promovida pela Associação dos Pequenos Agricultores da Serra da Torre no dia 13/10/2019, onde foi realizada palestra sobre devastação ambiental da flora e consequentemente da fauna entre outros assuntos.
O convite partiu da senhora Maria Ana dos Santos Alves que, em comum acordo com o presidente da associação, o senhor Francisco Santos Alves, receberam os integrantes da instituição para proferir a palestra. 
Foram apresentadas aos participantes diversas formas de se proteger o meio ambiente a fim de minimizar os efeitos negativos causados à vegetação da região e consequentemente a preservação da natureza, reduzindo os impactos ambientais, e que através dos trabalhos desenvolvidos pela Patrulha Ambiental com participação efetiva de outros órgãos das esferas municipal, Estadual e Federal poderá elevar a qualidade de vida da população, promovendo o uso racional e sustentável dos recursos naturais.
Um tema que chamou bastante a atenção dos ouvintes foi quando abordou-se o assunto sobre a pressão sobre os recursos naturais, que é muito grande, principalmente devido ao menor poder aquisitivo e à falta de alternativas da população da região. A vegetação é a principal fonte de renda de uma parcela substancial da população nordestina do Brasil, pois esta, direta ou indiretamente, precisa explorar os seus recursos naturais para sobreviver. Outros problemas que afetam diretamente a região são: a caça, a captura de animais silvestres, as queimadas, que vem reduzindo de forma acelerada o seu hábitat e o processo de degradação e desertificação do semiárido, tornando-se uma das maiores ameaças para a conservação de sua biodiversidade. Apesar de ser um bioma frágil e sob forte pressão, é o menos protegido dos biomas brasileiros.
A ONG Patrulha Ambiental aproveitou a oportunidade (como faz em todos seus trabalhos) para doar algumas mudas de espécies nativas, frutíferas e exóticas para o plantio nos sítios, ajudando assim, mesmo que de modo simples, a arborização, trazendo uma melhor qualidade do ar e outros benefícios trazidos pelo reflorestamento.

Fotos: Patrulha Ambiental

domingo, 6 de outubro de 2019

Patrulha Ambiental participa de evento da AENCARTS

A Associação Encontro das Artes (AENCARTS) promoveu o encontro, “Ação Sócio Ambiental” para divulgação de trabalhos artesanais, como também distribuição de mudas para a população, que foram doadas pela Patrulha Ambiental Itinerante e a agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). 

Na oportunidade esteve presente o artesão Ricardo do Casebre (como é conhecido), os Professores Edson Timóteo e Avelar Junior, como também a Professora e artesã Socorro Pereira e demais profissionais da associação. 
A ideia é reproduzir essa ação nos distritos e demais bairros da cidade, assim, produzindo um sentimento de responsabilidade ambiental na população e autoridades que desenvolvem trabalhos que possam impactar na Biota. 
O evento foi organizado pelo Sr Toninho de Olinda, que durante o período que populares visitavam os stands cantava músicas relacionadas a temas ligados a natureza e canções tradicionais nordestinas. 
A AENCARTS está funcionando na sede do antigo museu de Araripina – PE.
Fotos: Patrulha Ambiental